Acredito que todos já passaram por alguma situação ou ouviram histórias sobre obras intermináveis ou que custaram 3 vezes mais que o esperado. Isso acontece quando falta planejamento e acompanhamento por profissionais qualificados.
O planejamento de uma obra começa muito antes da execução. É preciso saber exatamente o que se quer construir, nesta parte se inicia os projetos, onde se define o que será construído, onde e como. Após determinado o que se pretende construir vem a parte da orçamentação. Nesta parte o profissional determina o custo de cada material a ser utilizado, assim como os serviços e mão de obra, também nessa etapa se determina todas as quantidades a serem utilizadas, dessa forma podemos ter um valor final para construção.
Pensando finalmente na execução, que é a próxima etapa, precisamos contar com profissionais qualificados, pois de nada adianta o planejamento se na hora da execução este não é seguido. O profissional deve estar alinhado com o que foi planejado para poder cumprir o que se planejou, assim o valor gasto ao final da obra será muito próximo ou igual ao determinado anteriormente.
O orçamento permite adicionar ao custo materiais / serviços que não “aparecem” com a obra concluída, mas que são de extrema importância para se garantir a qualidade do resultado final, como por exemplo impermeabilizante.
Com todos os serviços planejados para executar a sua obra as surpresas não aparecem e os custos adicionais também não.