As recentes mudanças na economia geraram uma adaptação das empresas da construção civil em relação aos preços praticados e à exigência de qualidade pelos consumidores. O vasto mercado aberto pelo impulsionamento da economia no setor viu-se inflado quando o próprio estado baixou seus investimentos nele, acarretando às empresas da área uma realidade diferente da que estava sendo vivida até então. Nesse contexto o empresário precisou entender o projeto como um elemento decisivo para melhor produtividade e redução de custos do seu produto final, tornando seu preço competitivo e sua obra mais rentável.
As obras em geral possuem alto nível de complexidade e incertezas, para um menor impacto negativo e melhores resultados é necessário um bom planejamento. O processo incia-se com um alinhamento das ideias entre cliente e projetista, quando o projetista tem papel fundamental de esclarecer as ideias e torná-las realistas e executáveis. Com um projeto transparente em detalhes, o desenvolvimento orçamentário torna-se eficiente e assim evita-se futuros problemas na execução e no custo da obra, aumentando a produtividade e eficácia dos resultados perante prazos e custos. Cada projeto é caracterizado por diferentes métodos construtivos, diferentes disponibilidades de área e condições específicas do terreno.
É no projeto que devemos ter a visão de mudanças e consolidações de ideias. A partir dos projetos prontos em cada disciplina, devemos nos atentar à compatibilização deles a fim de evitar problema na produção e impactos no orçamento e prazos da obra. Conclui-se que um projeto bem executado é parte essencial para que sua obra possa ser bem planejada e não apresentar surpresas no futuro.