viabilidade

Orçamento de Viabilidade

O orçamento de viabilidade é um orçamento estimativo, feito com base no projeto arquitetônico preliminar para se verificar a viabilidade do investimento a ser realizado. Este projeto deve conter o tamanho da edificação a ser construída e a implantação no terreno. Outras informações importantes são se o terreno deverá ter contenção de cheias, estacionamento, se deverá ter corte e aterro para ajuste de nível e se os muros / cercamentos são existentes.

A partir do tipo de edificação a ser construída, comercial, industrial ou residencial, usamos a referencia de Custo Unitário Básico (CUB), fornecida pelo Sinduscon, para calcular o valor total estimativo para a edificação. Este indicador monetário contempla custos médios para a edificação como: vedações, cobertura, esquadrias, instalações sanitárias, hidráulicas e elétricas.

Alguns itens não fazem parte do indicador CUB, sendo que estes devem ser considerados a parte, como por exemplo: fundação, muros de arrimo, instalações de ar condicionado e gás, corte e aterro do terreno.

É preciso ter atenção e considerar todos os custos “extras” não inclusos no indicador para se ter uma estimativa de custo mais assertiva e viabilizar projetos.

Vantagens:

  • Previsão de custo para novo empreendimento de forma mais assertiva;
  • Visualização dos custos mais expressivos;
  • Possibilidade de alterar itens no projeto preliminar e viabilizar projetos;
Entre em contato!